Economizar energia exige consumo consciente

Publicado por Sunlabs em

O consumidor precisa saber que existem opções de geração de energia.

Quando você decide realizar melhorias em sua casa, visando o uso mais eficiente da energia e a redução nas contas, você se surpreende. Afinal de contas, raramente as pessoas pensam em eficiência energética para residências.

Saiba que pequenas mudanças podem fazer com que você economize bastante dinheiro!

Algumas razões comprovadas justificam esta melhora na eficiência energética. E o impacto positivo no meio ambiente é uma consequência importante disso. Por outro lado, você já deve estar cansado dos constantes aumentos nas contas de energia, água, gás etc.

Muitas pessoas pensam que o maior custo associado com energia em uma residência é referente ao aquecimento no inverno (principalmente em regiões mais frias do planeta) e ao ar-condicionado no verão (bastante utilizado aqui no calor do Brasil). Certamente esta é uma conclusão lógica. Mas em termos de energia, a lógica às vezes pode falhar.

O maior gasto de energia em sua casa é no aquecimento da água. Isso não é surpresa no Brasil, visto que grande parte dos chuveiros por aqui é abastecida pela rede elétrica.

Além do aquecimento da água do chuveiro, usa-se também eletricidade para aquecer a água nas máquinas de lavar louça, nas piscinas, nas banheiras de hidromassagem, etc. Se somarmos os gastos com todos estes equipamentos, de fato há muita margem de redução nas contas ao racionalizarmos seu uso.

A substituição ou complementação na fonte de energia é uma solução bem prática. Mas há outras ações que podem ser tomadas antes disso.

Pode-se pensar na redução do tempo do banho, por exemplo, assim como na redução do fluxo de água nas torneiras e chuveiros, utilizando torneiras e equipamentos redutores adequados, que farão com que menos energia seja necessária para aquecer menos água.

A redução do consumo de água também resulta em economia na conta que você recebe da companhia de saneamento (sem contar que a água é o bem mais precioso do planeta e deve ter seu uso racionalizado por todos).

Somente após tomar estas atitudes acima, pode-se pensar num sistema de aquecimento solar de água e, finalmente, na geração de energia elétrica solar fotovoltaica (que vai abastecer todos os outros equipamentos da casa e também a iluminação).

Para orçar as melhores soluções em energia solar fotovoltaica, você pode utilizar o site da SUNLABS e conhecer os preços das melhores empresas de energia solar em sua região!

Verifique a classificação de eficiência energética de seu equipamento, que lhe possibilitará um uso mais racional da energia elétrica. Um aparelho com classificação “A” (mais econômico) pode ser até 25% mais eficiente do que outro com uma classificação inferior.

Finalmente, caso você instale um gerador solar fotovoltaico na casa, a energia elétrica utilizada por esta máquina também virá do sol, não sendo cobrada pela concessionária de energia!

Ser “verde” não é tão complicado como muitas pessoas pensam. Promover pequenas mudanças em seu dia-a-dia pode fazer uma grande diferença tanto para o meio ambiente quanto para suas contas!

Texto original escrito pelo nosso CEO & Founder Gabriel Bertran.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.