Energia Solar – cada dia mais presente

Publicado por Sunlabs em

A energia solar não é apenas um caminho para o futuro: ela já é uma realidade, presente em nossas vidas.

A produção de energia solar é um processo de simples compreensão. Funciona da seguinte forma: as células fotovoltaicas coletam a energia diretamente do Sol.  Tais células são semicondutores, compostos à base de silício (materiais denominados “fotovoltaicos”), que transformam a luz solar (FÓTONS) em energia elétrica (VOLTS). Estas células não contém líquidos nem produtos químicos perigosos ou mesmo partes móveis.

O conhecido “painel solar” é formado por uma série de células individuais, estruturadas em um módulo que permite que as mesmas trabalhem juntas, em uníssono. A energia capturada por estes painéis é enviada – através de cabos especiais – para um equipamento denominado “inversor” (que fica dentro da casa ou prédio onde a energia é utilizada). Este equipamento faz a conversão da energia solar de corrente contínua (como ela chega do sol) em energia alternada (como ela pode ser utilizada dentro dos nossos imóveis), abastecendo os aparelhos eletroeletrônicos ligados. Este mesmo equipamento Inversor faz a sincronização com a rede da concessionária, equalizando a tensão externa com a interna.

Com uma pequena área da cobertura (entre 15 a 20m²) na maioria das vezes, consegue-se suprir a energia de toda uma casa, não necessitando cobrir todo o telhado. De qualquer forma, você sempre poderá expandir seu sistema, adicionando painéis e trocando o inversor por um mais potente, de acordo com as necessidades de uso da energia elétrica por parte dos moradores do local.

O número de consumidores no mundo dispostos a utilizar energia solar só aumenta. No Brasil é possível instalar um sistema completo (com equipamentos, instalação, projeto e documentação) com investimento entre R$ 10.000* e R$ 20.000*, com excelentes opções de parcelamento.

A Energia Solar é uma das poucas fontes renováveis que pode ser utilizada praticamente no mundo todo. A toda hora, todos os dias, o sol cobre nosso Planeta com energia suficiente para sustentar todas as necessidades humanas por todo o ano. Infelizmente nós ainda utilizamos um porcentual muito baixo desta energia praticamente infinita. À medida que a tecnologia fotovoltaica avança, mais consumidores estarão aptos a converter parte desta energia para uso próprio.

Muitos recursos estão sendo investidos na melhoria das tecnologias em energia solar. Inclusive as principais companhias de petróleo já possuem divisões dedicadas ao desenvolvimento de energias renováveis. Pesquisadores e engenheiros gastam incontáveis horas, hoje em dia, em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que possibilitem ao mundo ampliar, cada vez mais, o uso de energia solar. Não é segredo nenhum o fato de que não podemos mais continuar trilhando o poluente caminho dos combustíveis fósseis. Esta definitivamente não é uma forma viável de energia para o futuro. O futuro é solar. O futuro é agora!

Acesse agora a SUNLABS, para encontrar empresas de energia solar que possam atendê-lo em sua região!

*Consulte sempre o orçamento com o fornecedor, pois preços podem mudar de acordo com a região, 
com a conta de luz etc.

Texto original escrito pelo nosso CEO & Founder Gabriel Bertran.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.