Energia Solar – economia previsível e sustentável

Publicado por Sunlabs em

O retorno sobre o investimento atualmente é de cerca de 4 e meio a 6 anos.

Não temos dúvida de que você já ouviu muitas coisas sobre energia solar, mas sempre pensou que fosse muito cara – exceto para pequenos usos, como iluminação de jardim. Na realidade, ao longo do tempo o custo das células fotovoltaicas tem caído, tornando-se uma solução viável de longo prazo contra os aumentos da energia elétrica.

Vamos comentar aqui alguns fatores que ajudarão você a decidir sobre o uso da energia solar para economizar:

Retorno sobre investimento. O retorno sobre o investimento num sistema fotovoltaico varia entre 5 a 7 anos no Brasil. Isso pode ser mais do que muitas pessoas podem esperar; no entanto este retorno na Europa é de mais de 10 anos, porque lá a inflação é menor do que no Brasil e a economia mais estável.

Isenção de Impostos. Aqui no Brasil alguns estados já isentam a cobrança de ICMS sobre as contas de luz de quem instala micro geração de energia. É um incentivo, apesar de precisarmos de outros incentivos governamentais, para a compra dos equipamentos e serviços por exemplo.

Eficiência. Os painéis solares têm ficado cada vez mais eficientes ao longo do tempo (já passam dos 17% hoje em dia). Eles produzem mais energia do que nunca e requerem relativamente pouca manutenção (basicamente lavagem anual), alguns até possuem superfície autolimpante.  Isso é mais um fator que ajuda a demonstrar que o custo inicial do sistema de geração fotovoltaica é bastante justificável.

Preços em queda. A energia solar está muito mais barata do que costumava ser. Os preços caíram – mundialmente – por volta de 90% desde a década de 1970. Mesmo assim, isso ainda não faz com que o sistema fotovoltaico seja considerado barato. Já existem incentivos em diversos países – como a já mencionada isenção do ICMS na conta de luz em alguns estados brasileiros. Existem também linhas de financiamentos bancários de longo prazo, que facilitam bastante a aquisição do sistema.

Para auxiliar em sua decisão de compra do gerador solar fotovoltaico, aqui vão algumas dicas:

Cheque seu consumo mensal de energia. Você não precisa instalar um Sistema grande para suprir sua conta. Verifique, no histórico da conta de luz, qual seu maior consumo ao longo do ano e faça uma média dos outros meses, conferindo se esta vai alcançá-lo. O mais adequado é trabalhar dentro desta média, mas também é possível expandir seu sistema futuramente.

Verifique qual Sistema fotovoltaico se adequa mais aos seus custos. O tamanho depende do quanto de energia você precisa e do nível de insolação da área onde você reside. As empresas de energia solar especializadas podem lhe ajudar neste estudo.

Verifique quais descontos de impostos e outros incentivos estão disponíveis na região onde você vive.

Considere se seu Sistema fotovoltaico será on grid (plugado na rede elétrica) ou off grid (sistema autônomo, com baterias para armazenamento da energia). No sistema conectado (on grid) você obtém créditos de energia na concessionária para serem utilizados em meses de maior demanda. O sistema autônomo (off grid) armazena a energia em baterias para horários sem sol. Pode-se adquirir também um sistema híbrido, que funciona das duas formas acima, gerenciado eletronicamente.

Considere se os benefícios ao meio-ambiente são valiosos a você. Este é um fator pessoal, mais do que um benefício econômico; ou seja, não trará economias imediatas ao seu dinheiro. De qualquer forma, utilizando energias renováveis nós contribuímos um pouco para diminuir a poluição no Planeta, beneficiando a todos. É uma forma de nos tornarmos parte da mudança que queremos para o mundo.

A escolha da energia solar para sua casa é um investimento que você apreciará de diversas formas. Durante longos anos, ela vai propiciar economia real em sua conta de luz, ao mesmo tempo que você ajuda na preservação ambiental. Não é barato para dar início a este processo, mas os benefícios ambientais ao longo do tempo, aliado à diminuição de custos permanentes farão com que, certamente, você sinta muito prazer em fazer parte deste clube sustentável (que aumenta a cada dia)!

Texto original escrito pelo nosso CEO & Founder Gabriel Bertran.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.